Locais a Visitar

Cruzeiro de S. Domingos
Situa-se no largo fronteiro à Sé e data dos fins do século XV.





Estação dos Caminhos de Ferro
Revestido com um grande número de painéis de azulejos da Fábrica da Fonte Nova (1916), reproduzindo motivos regionais este belo e luminoso edifício possui o mais importante conjunto de azulejaria exterior de Aveiro.





Estátua de José Estêvão
Modelada em 1886, pelo mestre Simões de Almeida, é um dos melhores exemplos da estatuária do século passado.





Fábrica Jerónimo Pereira Campos
Agora Centro Cultural e de Congressos de Aveiro.





Indústria artesanal do sal
Subsiste em Aveiro um interessante conjunto de construções relacionadas com a presença próxima das salinas. São eles os palheiros do Canal de S. Roque, utilizados como armazéns de recolha e venda de sal, se bem que, hoje em dia, muitos deles se encontrem em deficiente estado de conservação.








Jardim e Parque Municipal Infante D. Pedro
Foi construído na cerca do antigo convento franciscano de Santo António, e oferece à cidade o colorido dos jardins que se multiplicam e a frescura do seu lago.









Mercado do Peixe
Constituído por uma estrutura em ferro continua a subsistir mostrando que a cidade combina de modo exempla o progresso com a tradição.




Museu de Aveiro
Fundado em 1458, com alguma obra-prima de estilo Barroco, o Museu de Aveiro, situado no antigo Mosteiro de Jesus, é um dos mais importantes museus de Arte Sacra. São locais a visitar a Capela de Jesus, que se distingue pela talha dourada e o túmulo barroco da Princesa Santa Joana, bem como a catedral e o cruzeiro gótico-manuelino.







Museu de caça e pesca
Situado no Parque do Infante D. Pedro, encerra uma interessante e variada colecção de animais mamíferos, aves e peixes da região de Aveiro.





Paços do Concelho
Edifício de sóbria elegância, da última década do século XVIII, tem a fachada dividida em cinco corpos toscanos, sendo a parte central, de quatro pilastras, dominada pela torre sineira. Um frontão enquadra as armas de Aveiro.





Retrato de Santa Joana
Situado no Mosteiro de Jesus, esta pintura da segunda metade do século XV representa a princesa em busto, vestida à moda da corte.





Túmulo de Santa Joana
Encontra-se no coro-santuário do Mosteiro de Jesus e é um magnífico exemplar do século XVIII, com finíssimas incrustações de mármore policromo que, dada a sua delicadeza e perfeição, parecem pinturas. 
Belo exemplar barroco do século XVIII, com coluna torsa de calcário, rematada por um capitel coríntio.






A Universidade
Quando edificado ofereceu à cidade um novo dinamismo. Trouxe consigo o desenvolvimento urbanístico, mas também uma nova vida cultural, muito mais activa, bem como a alegria da juventude e a criação de novos espaços de animação.









Sem comentários:

Enviar um comentário